Sistemas conectados à rede - grid-tie

Home / Sistemas conectados à rede - grid-tie

Energia solar no Brasil pode funcionar em conjunto com a rede elétrica pública, no sistema conhecido como de compensação ou créditos de energia. Também chamado de grid-tie ou on-grid.

Neste sistema um consumidor de energia elétrica que instala pequenos geradores em sua unidade consumidora (como, por exemplo, painéis solares fotovoltaicos), se torna também um pequeno produtor de energia elétrica.  A energia gerada é usada para abater no consumo da unidade. O consumidor que produz toda a energia elétrica que utiliza paga apenas a taxa mínima na conta de energia elétrica (taxa de disponibilidade).

Grid-tie

Durante o dia, nos períodos em que o consumo de eletricidade é baixo (residências, por exemplo), pode ocorrer excedente na produção de energia, ou seja, o sistema fotovoltaico produz mais energia do que o consumidor precisa. Neste caso o consumidor exporta (injeta) energia para a rede pública, tornando-se um gerador de eletricidade. No sistema conectado à rede não são necessárias as baterias para armazenamento de energia, o que reduz significativamente o investimento.

Ao exportar eletricidade, o consumidor recebe o crédito de energia. Quando a geração for maior que o consumo, o saldo positivo de energia apurado no mês da leitura poderá ser utilizado para abater o consumo em outro endereço com a mesma titularidade, ou na fatura do mês subseqüente. Os créditos de energia gerados são válidos por 36 meses